Emirados Árabes foi o país que mais importou ovos no primeiro trimestre de 2014

Em março, o avicultor de postura exportou, aproximadamente, 5,5 milhões de ovos comerciais, volume cerca de 50% inferior ao de um ano atrás quando embarcou 10,9 milhões de ovos. Ou, somente 35% dos embarques de fevereiro último.

Um dos fatores que pode ter ocasionado a redução de março foi a extrema firmeza do mercado interno devido a pouca disponibilidade de mercadoria para atender as necessidades gerando grande recuperação nos preços praticados na comercialização da caixa de ovos. Assim, somente dois países conseguiram manter suas importações no mês: Bolívia e Emirados Árabes Unidos.

No trimestre o volume embarcado ficou próximo dos 48,5 milhões de ovos e foi 29% menor que o exportado no mesmo período do ano passado.

No período, os Emirados Árabes Unidos aumentaram suas importações em 36% e embarcaram o equivalente a 39,1 milhões de ovos – quase 81% do volume exportado pelo setor – confirmando ainda mais sua posição de maior importador do produto.

A grande redução nos embarques foi proporcionada por Angola que no ano passado embarcou 34,7 milhões de ovos e, nesse ano, somente 3,9 milhões, redução superior a 88%. Por isso, sua representatividade caiu de quase 51% para somente 8,2% e perdeu sua posição de maior importador do produto proveniente do Brasil.

A Bolívia importou no trimestre o equivalente a 2,1 milhões de ovos e já representa 4,3% do volume importado.

20140410_grafico_4



Fonte: AviSite